domingo, 25 de maio de 2008


Olaaaa!

Diferente de tudo que voces ja viram no meu blog, vai ai uma sugestao gastronomica; FEIJOADA DE CAMARAO...

A história de uma das mais desejadas feijoadas da televisão brasileira, a que acompanhava a cerveja Antarctica no comercial criado por Nizan Guanaes, em 1993, na DM9DDB, começa em Los Angeles, em 1970. Foi lá que seu autor, Gilberto Geronimo Oller, mais conhecido como Peninha, foi atraído por acaso pela culinária. Trabalhando como "faz tudo" no restaurante Brazilian Bossa, ele também ajudava no forno e no fogão, comandados por Remi - ex-cozinheira do presidente Juscelino Kubitschek e atual do cantor Michael Jackson -, que lhe deu as primeiras lições de culinária. Peninha pegou gosto pela coisa. "Não tinha experiência em culinária, mas descobri uma afinidade com a cozinha que devo ter trazido de outras vidas", acredita. 
De volta ao Brasil, em 1973, Peninha começou a trabalhar dando assessoria em assuntos culinários: ajudava a montar restaurantes, preparar refeições etc. Nessa função, muitas vezes foi requisitado a preparar pratos e sanduíches para a produção de filmes e comerciais. "Fazia tanto as refeições dos profissionais quanto as da cenografia culinária", lembra ele. São de sua autoria, por exemplo, os sanduíches das primeiras campanhas do McDonald's no Brasil e a pizza, pipoca, churrasco e outros quitutes de uma famosa campanha do Guaraná Antarctica no início dos anos 90. 
Acabou seduzido pela propaganda. Hoje, comanda a Peninha Cinematográfica e Produções Artísticas, mas não abandonou as panelas e frigideiras. Ao contrário, divide seu tempo entre os comerciais, os experimentos na cozinha especialmente construída para isso em sua casa e o restaurante Pitanga, na Vila Madalena, um dos redutos da boa gastronomia paulistana. Concebido para ser um estúdio de gravações culinárias, o Pitanga ganhou esse nome em homenagem às pitangueiras que embelezam a paisagem da região e em alusão às crendices de que a fruta atrai fartura, fortuna e generosidade. Um dos pratos mais pedidos no lugar é a feijoada de camarão, invenção do "criativo da culinária" Peninha, como ele se autodefine

A pedidos, coloco a receita:
Ingredientes: 
1 quilo de feijão branco; 
2 quilos (60 unidades) de camarão graúdo, limpo e com cauda;
2 pimentões vermelhos em cubo; 
2 cebolas em cubo; 
1/2 xícara (100 ml) de azeite de oliva; 
1 xícara (150 gramas) de ervilhas frescas; 
4 dentes de alho; 
3 folhas de louro; 
2 colheres de sopa (20 gramas) de salsinha picada; 
2 colheres de sopa (20 gramas) de cebolinha picada; 
4 cenouras em rodelas pré-cozidas; 
Sal e pimenta a gosto 

Modo de fazer: 
Deixe o feijão de molho por uma noite. Cozinhe na panela de pressão por aproximadamente 20 minutos. Tempere com dois dentes de alho, a cebola, o louro e o sal. Junte as ervilhas frescas, a cenoura e deixe cozinhar por 3 a 5 minutos. 
Reserve. Frite o camarão com o azeite e o restante do alho e misture ao feijão. Sirva imediatamente com arroz branco.

4 comentários:

Tati disse...

cláudio, mas eu achei que vc ia colocar a receita:(

KK disse...

Lindo, eu já trabalhei com o Peninha para a produção de uma foto! Coincidência né? Adoooro o Pitanga, além de outras coisas eles têm quiches incríveis!
Vamos lá no fim-de-semana?
Beijoks, KK

angela cifani disse...

E a receita?!!!!!
Está de dar água na boca!!!!!!!!!
Será que vc não deu a receita porque vai fazer e chamar todo mundo ??????rsrsrs
Beijocas!!!!

Tati disse...

vou ter que fazer neh! essa foto aí é de dar água na boca. bjs garotão.